Da PMC
A mesma rotina se repete pelo menos em seis localidades de Colombo. A comunidade denuncia a existência de locais repletos de lixo, funcionários da Prefeitura fazem a limpeza, retiram os entulhos e dias depois, os mesmos moradores voltam a conviver com os mesmos problemas. Muitas vezes, as reclamações são levadas diretamente ao Ministério Público ou às emissoras de rádio e TV e estas encaminham à Prefeitura da mesma forma e todo o ciclo se repete.
Nesta semana, a Secretaria de Obras apresentou seis locais com maior incidência deste problema que vem se agravando na cidade. São eles:
Rua: Florindo Trevisan (entre Belo Rincão e Bela Vista);
Rua: Francisco Baggio (Próxima Cemitério Araucárias);
Rua: Gabirobeira (Igreja Jd. Das Graças);
Rua: Miguel Piekarski (Próximo Ao Jardim Ana Rosa);
Rua: Aurora Budel Alberti (área industrial Guaraituba;
Próximo à Usina asfalto);
Rua: Jacob Bertolin (Próximo ao bairro São Gabriel com acesso pela Rua Francisco Greca, à esquerda).
Crime Ambiental
Ao falar sobre a identificação destes locais, o Secretário do Meio Ambiente José Carlos Moretes do Amaral, destacou a importância de informar à população de que ao jogar lixo em espaços públicos ou particulares, está cometendo crime ambiental. “Esta prática de jogar lixo em locais impróprios além ser atitude criminosa, também deixa a nossa cidade como uma aparência muito feia e traz sérios problemas à saúde uma vez que criam ambientes propícios ao desenvolvimento de vetores como Baratas e Ratos que espalham doenças.” Disse o Secretário.
Ainda segundo Moretes, é fundamental que a população denuncie estas ações. “Uma outra prática constante em nossa cidade, é promovida por caçambeiros que são profissionais e empresas que limpam obras e saem em busca de locais para jogar os entulhos. Estamos atentos, e contamos com a colaboração dos moradores que denunciem de forma simples. Ao se deparar com esta situação, fotografem, anotem placas e evite se confrontar com estas pessoas. Em seguida, denuncie à Secretaria do Meio Ambiente que vamos agir com total rigor e preservando quem denuncia.
Uma das ações de combate será atribuída também à Guarda Municipal que após receber treinamento estará em condições de coibir estes crimes ambientais.
Serviço: Para denunciar pessoas ou empresas flagradas jogando lixo em locais impróprios, qualquer morador pode enviar denúncias, de preferência acompanhadas de fotos identificando placas de veículos ou pessoas e o maior número de informações possíveis como dia hora e local exato, para o e-mail meioambiente@colombo.pr.gov.br ou informar pelo telefone 3656-4849.
(Foto: Arquivo SEMMA)
Comments