Os estudantes do Colégio Estadual João Maria de Barros, no bairro Jardim Santa Rosa em Campina Grande do Sul, garantiram a vitória no atletismo na final dos jogos escolares do Paraná, que aconteceu na semana dos dias 12 a 19, na cidade de Arapongas, interior do Estado.
Josué da Cruz Soares, 17 anos, ficou em primeiro lugar na modalidade arremesso de peso e salto a distância e Natanael de Moraes da Silva, 15, obteve o segundo lugar na modalidade de salto a distância.
Os adolescentes são treinados na própria escola há três anos, duas vezes por semana e fazem parte de um projeto que tem como objetivo levar o conhecimento e a prática do atletismo para crianças e adolescentes, além do trabalho físico global a inclusão social, a formação de cidadania através do exercício físico e o aumento da responsabilidade e contribuição social.
De acordo com o treinador dos adolescentes, o professor de educação física Gerson Gonçalves da Silva, conhecido por "Budha", o atletismo apesar de ser considerado como um dos conteúdos clássicos da educação física, ainda é pouco difundido nas escolas brasileiras. "O pouco que dele se conhece está misturado à história particular de meninos e meninas em sua grande maioria pobres, que encontraram nas corridas, nos saltos nos arremessos e lançamentos, um meio para a sua sobrevivência e inserção social", comenta.
Ainda segundo Budha, por mais que este seja o retrato mais comum do atletismo em nosso país, na época de jogos Olímpicos ele sofre modificações, e de um esporte desconhecido para a população em geral, passa a divulgar nomes, provas, conquistas e recordes. "É neste curto espaço de tempo olímpico, que grande parte da população brasileira, entra em contato com as provas, os movimentos e as glórias do atletismo, que comovem todo aquele que acompanha o desenvolvimento dos atletas".
(Foto: Divulgação)
Σχόλια